…finalmente coloquei em prática esta tabela de tarefas/objectivos para as manhãs.

Têm sido difíceis, as manhãs. Birras das filhas e birras dos pais (mais da mãe, em boa verdade). Como estou em casa e não tenho que cumprir horários, deixo-as dormir mais tempo. Mas como se deitam mais tarde, porque resistem ao sono à noite desde que a chupeta foi levada pelo Pai Natal, de manhã estão podres de sono e então, acordam mal dispostas, não querem fazer nada do que se lhes pede, não querem comer, não querem vestir, não querem lavar a cara, querem brincar, não querem a mana ali…um cem número de coisas. E a mãe, eu portanto, desato num berreiro pegado e depois tento que façam as coisas à força, elas choram, eu também, elas esperneiam, eu desatino…um filme, dos feios!

Então, tinha decidido em Dezembro que depois das festas e no regresso à escola, se colocaria em prática aquela ideia. Fui para a net imprimir imagens, sem grande qualidade, é certo; fui comprar fita magnética autocolante e cartolina, e toca de dar mãos à obra. Decidi que em vez do “done” colocaria uns smiles. Então, o objectivo é fazer a sequência das tarefas pela ordem em que está e de cada vez que fica completa, vão à sua tabela fechar a tarefa, ganhando um sorriso. A última tarefa é receber e dar abraços e beijinhos à mamã, e no fim, contar os sorrisos ganhos nessa manhã.

tarefas

Todas as tarefas em aberto 🙂

 

tarefas

Depois de cumprido o objectivo

 

E hoje foi o dia. E não é que resultou!!!! Ontem, à noite elas acabaram a tabela pintando o nome e colando na porta do quarto; apesar de esta noite a Jú ter resistido ao sono e de a Laura ter acordado a meio da noite a pedir para ir para a sala, e eu estar a ver a minha vida a andar para trás outra vez de manhã porque iam estar mortitas de sono, enganei-me redondamente. Quiseram logo comer, assim que acabaram foram “ganhar o sorriso”, depois elas é que foram buscar a roupa, a seguir foram lavar a cara e pentear cheias de vontade, já tinham antes de tudo colocado os miminhos nas camas e no fim vieram pedir-me os abraços e os beijinhos. Foi muito bom, só vos digo que fiquei muito orgulhosa das minhas meninas. E de mim, já agora, eheheheh.

Agora estou confiante que esta maré alta vai perdurar muito tempo e se houver um dia em que não façam alguma das tarefas assim tão voluntariamente, também não faz mal, porque às vezes pode acontecer estarmos doentes ou qualquer coisa assim. O objectivo é que elas percebam que há uma sequência e se todos colaborarmos, as manhãs correm melhor, temos até tempo para brincar e saímos todos mais sorridentes de casa.

Ah, e já agora, aderi ao desafio “Berra-me Baixo” da Magda do blog Mum´s the boss e acho sinceramente que me está a ajudar…cada dia tenho berrado mais baixinho. Vão lá espreitar. Para a semana, venho dizer como está a correr…(os berros do parto não contam para este desafio, eheheheh)

10401361_958901090794727_3905305871131182141_n