Dicas para mães de gémeos

Vinte coisas boas de ter gémeos

29 Agosto, 2018
  1. Só tens uma festa de aniversário para organizar por ano.
  2. Toda a gente se refere a ti como “a mãe dos gémeos” e não precisam de estar muito tempo a explicar pela enésima vez, pormenores da tua vida para que, por exemplo, o marido, finalmente se recorde de quem está a mulher a falar.
  3. Não tens que andar a fazer piscinas, nas tardes de sábado, a levar os filhos a festas de aniversário diferentes, porque os teus gémeos têm os mesmos amigos.
  4. Em algum momento da sua vida, os teus filhos gémeos passarão a brincar muito tempo juntos e, finalmente, a fazer jus ao que toda a gente te dizia que ia acontecer “eles vão entreter-se muito um com o outro, vais ver”. Antes disso, vais ficar embevecido sempre que sorriem um para o outro.
  5. Ficas um especialista em fazer várias coisas ao mesmo tempo, ou em estrangeiro, a ser multitasking.
  6. Podes dizer e cometer loucuras que toda a gente te vai desculpar, pois sabe, ou acha que sabe, que não dormes nada de jeito há anos e que tens que aturar birras a dobrar, trabalho a dobrar, despesas a dobrar…
  7. As pessoas que não têm filhos vão sempre achar que tens uma família perfeita.
  8. Encontras um mundo de grupos de mães e pais de gémeos, onde a compreensão, a entreajuda e a solidariedade são gigantescas, do tamanho do mundo gemelar, e onde fazes verdadeiros amigos para a vida.
  9. Há sempre gente a perguntar se queres coisas que já não precisam, porque sabem que tens muitas despesas e têm pena de ti.
  10. Entras em delírio quando uns amigos teus te dizem que vão ser pais de gémeos, muito mais do que no caso de irem ter só um filho.
  11. Tens, de certeza, mais que um filho a pagar-te o lar, quando fores velhinho.
  12. A comida não se estraga no frigorífico, porque, ou não sobra, ou toda a gente come restos na refeição seguinte.
  13. Tens uma fonte de rendimento em potência, porque os gémeos são muito usados em estudos científicos sobre a alopécia, os efeitos da dieta ou da ausência de gravidade no corpo humano, em publicidade a roupa ou a comprimidos para a azia, e na televisão e cinema, onde há todo um nicho para filmes sobre o gémeo bom e o gémeo mau, ao jeito das gémeas Olsen de Hollywood ou da Sofia Alves numa novela portuguesa.
  14. Até te sobram bilhetes para o sarau da escola, do ballet ou da ginástica, pois tens direito a dois por criança e passas a ter várias pessoas a pedir para ficarem com os teus dois a mais, já que só precisas para ti e para o outro progenitor.
  15. Vais ter (e ser) sempre assunto de conversa e nunca mais sentirás aquele silêncio confrangedor no elevador, ou apanharás seca na sala de espera do centro de saúde, ou sairás de uma loja sem uns rebuçados para os gémeos. No fundo, vais ser sempre uma espécie de celebridade.
  16. Quando alguém for a tua casa, tens desculpa para ter tudo de pantanas, pó nos móveis, loiça por lavar na pia e o cesto da roupa suja atafulhado até ao cimo, simplesmente, porque tens gémeos. Tens na mesma um peso na consciência, mas não sentes a censura alheia.
  17. Podes perfeitamente dar cabo de uma caixa de gelado num só dia ou molhar o pão no molho a todas as refeições, que ninguém se vai meter contigo, não vá o teu mau-génio em potência vir ao de cima…ah não se metem com pais de gémeos com fome.
  18. Na praia, tu, mãe de gémeos, não te afastes muito dos miúdos, não vá alguém censurar a tua barriga antes de perceber que acabaste de ter gémeos. Mas como te sentes especial, nem vais dar conta que estão a olhar para ti.
  19. Passas a ter lata suficiente para aceitar toda a ajuda que te dão, mesmo aquela que não era sincera, mas tu nem ligas…se não queriam mesmo ajudar, não se tivessem oferecido.
  20. Há mimos, beijos, abraços, histórias, olhares, festinhas e conquistas a dobrar. Também há birras, choradeira, viroses e bate-pés a dobrar, mas como te tornaste num ser cheio de super-poderes, consegues ultrapassar isso tudo e valorizar, acima de tudo, as coisas boas de ter gémeos!

    Comentar é aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    Instagram

    Seguir

    %d bloggers like this: