Já tinha olhado várias vezes para as caixas de experiências da Science4you. A cerejinha L já me tinha pedido várias vezes como prenda os sabonetes, ou os batons ou os perfumes. Nunca cedi aos pedidos, porque tenho um bocado a mania, que sendo de ciências, posso fazer todas essas experiências de forma caseira.

Entretanto fomos a casa de uma amiga que lhes mostrou os sabonetes que fez com a mãe e as cerejinhas voltaram à carga. Falei com a minha amiga que disse ser super fácil de usar e que a filha tinha gostado muito.

Vai daí fiquei convencida a experimentar a Ciência dos Sabonetes. Talvez não precise de escrever muito sobre o assunto, basta ver no vídeo a cara de felicidade das cerejinhas quando desenformaram os seus sabonetes. No entanto, acrescento que o kit está de facto muito completo e que os utensílios são de fácil manuseamento e adequados às crianças. A supervisão de um adulto é apenas necessária para evitar que as crianças se queimem ao pegar na taça quente e que entornem o sabão derretido para cima das mãos. Fizemos dois sabonetes, um vermelho e um azul, aromatizados com maçã. O livro de instruções é fácil de usar e vem bem completo com as devidas explicações científicas. Os sabonetes saem muito bem da forma e ficam impecáveis. No fim de contas, considero que é um brinquedo bem giro e interessante para oferecer à filharada ou como prenda para os amigos da filharada.

Mas eu, que além de ser de ciências, sou pelintra, tinha algumas dúvidas em dar um brinquedo que não desse para usar mais do que uma vez. O que não é o caso deste, porque os corantes e a fragrância dão para imensas vezes e podemos sempre comprar sabão natural em qualquer hipermercado (que é barato) para derreter e fazer mais sabonetes por outras vezes. Ou seja, o brinquedo e acessórios são absolutamente reutilizáveis. Também se podem usar outros corantes daqueles que temos na cozinha e até misturar as cores.

As cerejinhas ainda ficaram mais entusiasmadas e contentes quando perceberam que podiam fazer sabonetes para oferecer aos amigos, o que me deixa muito orgulhosa das minhas meninas que seguem o gosto da mãe em oferecer aos amigos coisas feitas por elas. É ou não é uma boa ideia?

O moranguito também participou, claro que muito mais controlado que as irmãs, mas conseguiu desenformar muito bem o seu sabonete com as suas mãos pequeninas.

Por isso, acho que as cerejinhas já podem recomendar os brinquedos da Science4you!

(ah e caso não saibam, a caixa traz um monte de vales de desconto em entradas em alguns museus…fica a dica!)