CalvinMath

Lembro-me de sempre ter gostado de Matemática. Lembro-me de o meu pai fazer todas as contas de cabeça. Lembro-me de ter tido uma professora de Matemática absolutamente chanfrada que me podia ter minado o gosto, não fosse eu ter mais interesse por ciências do que por letras. Lembro-me de nunca ter precisado de explicações.

Oiço dizer às minhas amigas que a Matemática já não é o que era. Oiço dizer que têm que ir estudar primeiro para poderem ajudar os filhos a resolver os trabalhos de casa de Matemática. Oiço dizer que muitos dos filhos têm explicações.

Às vezes olho para as cerejinhas e penso como vão ser na escola. Passa-me depressa que eu quero é que elas brinquem muito e aprendam o que quiserem quando quiserem, e que sejam criativas e inventem muito, e corram e façam cambalhotas na relva, por aí. Mas, apesar de nunca ter incentivado a malta, a cerejinha L sempre manifestou interesse em saber escrever e ler, e em dizer palavras noutras línguas; a cerejinha J adora ordenar coisas, resolver puzzles e esquemas geométricos e no outro dia apareceu a dizer-me que já sabia escrever os números…e sabia mesmo. Vai daí, o meu único neurónio a funcionar decentemente, começou logo a catalogar a canalhada: uma é para letras, a outra para ciências. Depois passou-me que elas vão ser e seguir o que quiserem quando quiserem.

Este palavreado todo serve de intróito para vos dar a conhecer uma nova empresa tuga que disponibiliza uma plataforma online (Mathvolution) com mais de 1200 exercícios de matemática do 6º ano, em que os alunos se registam, resolvem os problemas em vários níveis (até ao nível 3 é gratuito, depois paga-se 5 euros por mês, acho que há uma campanha este mês e preços especiais para grupos), para cada problema têm a solução e a explicação de como se resolve, os tutores acompanham o aluno e o seu desempenho, podem registar-se em conjunto com amigos ou uma turma, e praticar muito na resolução de problemas para entenderem a matemática e ficarem melhor preparados para os testes e exames. Chama-se Mathvolution, desde setembro já se registaram cerca de 2200 utilizadores que fizeram mais de 85000 exercícios, e estão a colaborar com uma escola (há vídeos na página do facebook).

mathvolution_logo

Não julguem que ganho alguma coisa com isto. Mandaram-me um mail a apresentar a plataforma, pediram opinião (ainda estou para perceber como é que chegam até mim e como é que têm interesse em mostrar-me coisas…pronto, ok, um dos sócios vai ser tio de gémeos, se calhar é por aí, ehehhe), eu até disse que não tenho filharada em idade escolar, mas que pela minha condição de mulher de ciências era capaz de conseguir dar uma opiniãozinha.

Julgo mesmo que será muito útil para alunos e pais, professores e explicadores, que tem tudo para crescer e alargar a outros graus de ensino. A Matemática não tem que ser um bicho papão. Não pode.

Registem os vossos filhos e explorem a plataforma com eles. Mathvolution.

mathvolution