Conhecia o projecto Stop Mom War e quando soube que o Bairro do Amor ia pô-lo em prática no Porto, perguntei logo, então e Coimbra? Depois, recebo um mensagem de uma miúda: “Olá sou a Neuza, madrinha do Bairro em Coimbra, estou a contactá-la porque mostrou interesse em colaborar com o Bairro e tal e coisa”. Respondi: “podemos tratar-nos por tu?”. E depois fui falando com a Neuza, fui trocando mensagens, sugestões, conselhos e um dia encontrámo-nos ao vivo e a cores, e ela é mesmo como parece: um sorriso ambulante, um doce de pessoa (vá, tem menos de 25 anos, pronto, é enervante, eu sei, mas perdoo-lhe essa falha!).

A nós juntou-se outra madrinha, a Vera, tão querida e disponível e com imensas dicas de culinária e faça-você-mesmo. E nessa manhã, definimos dicotomias, tipos de mães, pensámos em espaços, distribuímos tarefas.

E a magia aconteceu. Não foi fácil reunir as mães, estamos em Dezembro, há festas de Natal e outros afazeres. Falámos com amigos de amigos e encontrámos muitas mães disponíveis. Algumas não conseguiram estar, mas sei que quando voltarmos a precisar, elas vão dizer que sim. O grupo de mães que se juntou naquela tarde no Galeria Santa Clara estava bem-disposto, interessado, com verdadeiro espírito de ajuda e felizes.

image

As mães foram muito importantes, mas também as fotógrafas. A Cláudia e a Margarida. Dois olhares para um momento. As fotos estão lindas e espelham o ambiente que se criou.

O projecto ” A Mãe Decide” pretende consciencializar as mães que cada opção é válida, que não somos mais nem menos se não fizermos como as outras, que decidimos sempre pelo melhor para nós e a nossa família, que às vezes decidimos mas temos dúvidas, que as nossas opções não fazem de nós melhores mães. No fundo, amamos os nossos filhos para além do que julgávamos possível e é isso que interessa e que as fotos reflectem.

Obrigada meninas, adorei conhecer-vos. Um obrigado especial para a mamã grávida de 38 semanas que conseguiu estar presente.

Obrigada Galeria Santa Clara, nas pessoas da Joana e da Olga, pela disponibilidade em colaborar com gente que não conhecia de lado algum e por confiarem no projecto. O vosso espaço é lindo e julgo que ainda vos vamos “cravar” mais vezes 🙂

Obrigada Cláudia e Margarida pelo vosso olhar e tranquilidade.

Obrigada filhotes e maridos.

O Bairro do Amor é o maior!!! 🙂

image

image

image

image

image

image

image

image

image

© True Colors Fotografia