Sobre nada

“Mãe, estás a deitar sangue do pipi!”

28 Julho, 2017

Foi isto que uma filha minha me disse quando um dia estava comigo na casa-de-banho, aliás como tantas vezes acontece, escolhem sempre aquele momento para nos virem dizer uma coisa que não pode esperar, que é tão importante que tem que ser dita naquele altura. E tantas vezes coincide com aquele momento do mês feminino, quando nos vem o período menstrual.

A garota estava ao meu lado, limpei-me, o papel higiénico veio vermelho e ela horrorizada gritou “Mãe, estás a deitar sangue do pipi!!!”. E agora? Como é que explicas isto à tua filha de 6 anos, que não tens nenhuma ferida, que não te vais esvair em sangue, embora pareça, e que aquilo acontece todos os meses?

Disse qualquer coisa para a despachar, consegui distraí-la e safei-me. Não me apeteceu, confesso, explicar-lhe a sina da biologia feminina.

O período dá-me nervos. A primeira vez que nos aparece somos adolescentes ou pré-adolescentes, não estamos preparadas e há-de calhar sempre a um dia de irmos para a praia. Na minha altura, não havia as modernices e inovações de agora em pensos higiénicos; os únicos que havia era umas almofadas gigantes e, mesmo não querendo, andávamos com ar esquisito, porque aquela porcaria incomodava. Mais tarde descobri a vantagem dos tampões, mas mesmo isso também é preciso atinar com o tamanho e forma e o raio. Desculpem os pormenores, mas uma coisa pela qual temos que passar todos os meses durante vários anos da vida, deixa uma pessoa cansada e traumatizada.

Depois, há ali uma altura da vida em que queremos mandar o período à fava, porque de cada vez que aparece, significa que não estamos grávidas e é mais um mês de espera e angústia e, muitas vezes, tristeza. E não me venham dizer que o período é sinónimo de fertilidade que vos lanço com mil e um estudos e casos em que o período é certinho e há uma ovulação linda de morrer, e depois nicles.

Também acontece o contrário, aquela altura em que temos um filho pequeno ou estamos a começar um trabalho novo ou já não temos idade para isso, e desejamos que o período venha certinho para não termos que ir a correr fazer um teste de gravidez, porque tivemos um ligeiro atraso e estamos cheias de medinho.

Assim sendo, a sina da biologia feminina é chata!

Além de que aquilo é uma porcaria pegada, é uma nhanha vermelha langonhosa que dura vários dias seguidos. Nem quero imaginar como era naquela época em que as pessoas acreditavam que não podiam tomar banho quando estavam com o período!!! Que nojo!!!

Sei que estão a pensar “mas podes colocar o DIU e assim deixas de ter o período”. Sim posso, mas para isso tenho que deixar que me coloquem uma cena em forma de âncora nas entranhas! É lixado, pá, uma pessoa até para isto tem que sofrer. E há casos descritos de mulheres que estão tão envolvidas e dominadas pelas hormonas que a falta do período as transtorna, como se fosse um vício…

Claro que me apetece comparar com os homens que decerto estão a pensar “e fazer a barba todos os dias?”. Ai é? E fazer o buço? E os sovacos? E as pernas? E o dedão do pé? E sim, também se pode acabar com os pêlos com depilação definitiva. Mas mais uma vez, com sofrimento, que aquela porra dói, não é assim tão fácil.

Portanto, se eu tivesse criado a mulher, tinha-a feito com um botão de desligar e ligar o período.

Até porque assim evitava ter que ouvir o meu filho de dois anos e meio, que entrou na casa-de-banho e me apanhou a colar o penso higiénico às cuecas, a perguntar-me “mamã, estás a pôr uma fralda?”

 

Enfim…

 

(foto: pinterest)

  • Responder
    eduardamaialopes
    28 Julho, 2017 at 17:36

    Só tu para me fazeres rir! O DIU é maravilhoso <3! Acabaram-se os riscos!

    • Responder
      mamã cereja
      28 Julho, 2017 at 17:43

      ehehehehehe 🙂 tenho que avançar!

  • Responder
    Sandrine
    28 Julho, 2017 at 14:49

    Assino por baixo, a sina feminina é lixada!
    Também já me aconteceu isso algumas vezes e lá me saio com alguma meio a pressa! Elas ainda não têm capacidade para perceber como isto funciona, às vezes nem nós, não é verdade?!
    E realmente nunca estamos satisfeitas…sempre em pulgas para ele não aparecer, durante meses a fio, quando queremos engravidar! E desejosas que apareça, porque já temos 3 pestinhas em casa, e um esquecimento na toma da pílula, pode levar a uma gravidez indesejada!!? Será indesejada?! Até gostava dum pilas, dum SAMUElL(até já tenho nome, já viste?)…mas e se a natureza me premeia com mais uma gaja ou mesmo com 2 pilas ;)!! Pois, também sei que existem os DIU mas sou como tu…Também se falou em laqueação na aquando da gravidez das gémeas mas…o parto teve de ser por cesariana de urgência às 35 semanas e, sinceramente, eu não queria ser “mutilada” com 37 anos… E se por acaso quisesse ter outro bebé como seria??!

    • Responder
      mamã cereja
      28 Julho, 2017 at 16:03

      Também pensei na laqueação…mas fiquei só pelo pensamento. Quando o Samuel vier, quero saber, eheehe. Beijocas

Comentar é aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Instagram

Seguir

%d bloggers like this: